Endereço:
Rua Getúlio Vargas, s/n - Nossa Senhora da Abadia, Anápolis - GO

HISTÓRICO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – UNIDADE POLIVALENTE GABRIEL ISSA

1- O SONHO DE CONSTRUIR ESCOLAS POLIVALENTES NO BRASIL

O primeiro e o segundo governo do Presidente Getúlio Vargas, preocupado com o ensino-aprendizagem, promoveu estudos no sentido de implantar no Brasil as Escolas Polivalentes; contudo, somente nos governos Militares é que efetivamente foram criadas na década de 1960 as primeiras unidades; inicialmente chamadas de “GINÁSIOS ORIENTADOS PARA O TRABALHO – GOT. Estas unidades foram na realidade, uma parceria público/privada conveniada entre as Secretarias de Educação e Escolas da iniciativa privada.

Passaram-se alguns anos das primeiras sementes, e em 1966 foi criada pelo Ministério de Educação e Cultura, uma equipe  de  planejamento  que recebeu a denominação EPEM – Equipe de Planejamento de Ensino Médio –   criada  por  meio  do  PREMEM  – Programa  de  Expansão  e  Melhoria  do  Ensino  Médio.  Seu objetivo  era a  criação  de  uma  escola  diferenciada,  democrática e moderna que  atendesse  às necessidades da realidade do Brasil.

A busca pela concretização do sonho da Polivalência no ensino continuava. A partir de 1970 surge as suas bases mestras com matrícula em turmas do 6º ao 9º ano e em 1971 promulga-se a Lei 5.692, que fixava as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus. Um ano depois, em 1972, recursos financeiros (em dólares) foram investidos no projeto. Esses recursos advindos de acordo internacionais representavam a parceria estabelecida entre Brasil e Estados Unidos da América (USA), firmada entre o Ministério da Educação e Cultura e o órgão estadunidense United States Agency for International Development (USAID) que previa a fomentação de uma Escola Profissionalizante voltada para a realidade local e o desenvolvimento do país.               Os Colégios Polivalentes substituíram os antigos ginásios, democratizando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, pois, ao mesmo tempo em que, preparavam os alunos para enfrentarem o Vestibular, também lhes oferecia um curso profissionalizante. Significavam assim, o desenvolvimento de duas formas de inserção social ofertadas pela educação.

Foram criados neste momento os cursos de Saúde (enfermagem e laboratório), Comércio, Construção Civil, Administração, dentre outros respeitando a realidade de cada região do país. Neste contexto surge o COLÉGIO POLIVALENTE GABRIEL ISSA, localizado na Rua Getulio Vargas S/N Vila Nossa Senhora D’Abadia.

Lavrada pelo Cartório de Registro de Imóveis da 2ª Circunscrição, aos cuidados do oficial Miron Marcos Ramos, a Prefeitura de Anápolis, através e do seu então prefeito Sr. Jamel Cecílio, efetuava a doação dos lotes, em 1979, ao Governo do Estado de Goiás, representado pelo procurador Bel Olímpio Ferreira Sobrinho, para a construção do Colégio. A documentação de escrituração do imóvel foi feita pelo Primeiro Tabelionato de Imóveis da cidade, no mesmo ano.

Consta em novos arquivos, o “croqui” do prédio e o Diário Oficial de sua criação, na data de 17 de janeiro de 1978, lei de n° 8.406, sancionada pelo Sr. Governador do Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior. E também em março de 1986, o registrado da “fanfarra” Gabriel Issa na gestão do Diretor Marcos Antônio Pereira de Maria.

A origem do nome Gabriel Issa é árabe, chamada GEBRIM, trata-se de um homem honrado que vindo do Líbano fixou sua residência no Brasil e deu significativa contribuição para a economia da cidade de Anápolis, em meados do século XX. Logo após a morte do velho Abrão Girda, seu pai, estabeleceu-se com negócio próprio, no ramo de cereais. Prosperou, construiu sua residência na Avenida São Francisco em Anápolis, e investiu em máquinas de beneficiamento de arroz na Avenida Benjamim Constant (Anápolis).

Gebrim (GABRIEL ABRAHÃO ISSA) se casou com Iameme, filha do Sr. Miguel Hajje,  gerou os filhos Laila Issa, Habib Issa, Salua Issa, Wilma Issa, Nassib Issa e  Abrahão Issa. O Gebrim Issa (Gabriel Abrahão Issa), em visita aos seus parentes no Líbano faleceu. Seus filhos se notabilizaram na vida social e política do Estado de Goiás e influenciaram para que seu nome brasileiro, Gabriel Issa, nomeasse o Colégio Polivalente, hoje Colégio da Polícia Militar Polivalente Gabriel Issa.

O expoente de tal atitude foi o ex-Deputado Estadual por Goiás (dois Mandatos), Habib Gabriel Issa, é filho de Gabriel Abrahão Issa, aposentado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Município, exercendo a função de Chefe de Gabinete da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás no ano de 1982. Utilizando-se de seu prestigio político, Habib lutou na década de 1970 pela instalação dos Colégios Polivalente na cidade de Anápolis, tanto que, como dito anteriormente, leva um deles leva o nome de seu pai.

Esses dados históricos são provas documentais do início de nossa escola, que foi sob o comando da Secretaria de Educação do Estado de Goiás uma unidade de emancipação do indivíduo e promoção da cultura, direcionada a um ensino democrático e que funcionou civilmente de 1978 a 2013.

2 – O SONHO DE CONSTRUIR O COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NO COLÉGIO POLIVALENTE GABRIEL ISSA

A primeira tentativa para implementar o CPMG no Colégio Gabriel Issa ocorreu nos anos de 2005 e 2006, contudo, não se efetuou porque pais e alunos se colocarem contrários  à sua concretização. Este fato levou a Secretaria de Segurança/Polícia Militar e a Secretaria da Educação a refazerem seus estudos e implantarem no Colégio César Toledo, antigo Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

As unidades educacionais polivalentes já vinham desde a década de 1980, com o término do Regime Militar, se esfacelando, principalmente pela falta de investimentos que fortaleceu o abandono deste projeto e corroborou para a precariedade das escolas brasileiras nas décadas seguintes.

Esta situação acentuada em alguns anos mais tarde, logrou as perspectivas do Colégio Polivalente Gabriel Issa de sua excelência quando este chegou a ter o menor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, em Anápolis, sendo o quinto pior do Estado de Goiás, e o diagnosticando como “Uma Escola de Risco”.

Contudo, a comunidade ao ver o insucesso do Colégio Polivalente Gabriel Issa e o sucesso concreto do Colégio da Polícia Militar César Toledo, inclusive com reflexos positivos não só na área do ensino em toda sua pluralidade, bem como na Segurança Pública e até na valorização imobiliária adjacente, buscaram junto ao Comando da Polícia Militar, à classe política anapolina, e em especial ao Governador do Estado, a implantação do Colégio da Polícia Militar no bairro Nossa Senhora d’Abadia.

As raízes do Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás – CPMG são antigas e datam de 18 de Julho de 1976 com a Lei Estadual 8.125/1976, fundamentadas também na Portaria 0604/PMGAB/1998, e à posteriori modificada peIa Lei Estadual nº 14.050 de 21 de dezembro de 2001 e Iei n° 16.152 de 26 de outubro de 2007.

O Colégio da Polícia Militar de Goiás é subordinado à Secretaria da Segurança Pública por meio da Polícia Militar do Estado de Goiás, de seu Comando de Ensino e sua Unidade Gestora de Grande Comando, onde se encontram inseridos os Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás, tendo como parceira a Secretaria de Estadual de Educação.

No estado, a primeira unidade do CPMG foi instalada provisoriamente na Academia da Polícia Militar, situada no Setor Sul na cidade de Goiânia no ano de 1998, dando início as aulas no ano seguinte, passando a denominar-se Colégio da Polícia Militar de Goiás – Coronel Cícero Bueno Brandão. Atualmente são dezessete as unidades escolas militares, assim distribuídas: três na capital, Goiânia, uma em Rio Verde, uma em Itumbiara, duas em Anápolis, outras em: Formosa, Cidade de Goiás, Quirinópoles, Goianésia, Porangatu, jataí, Novo Gama, Valparaiso, Aparecida de Goiânia e Inhumas.

Criado pela Lei Estadual 18.180 de 25 de julho de 2013, o Colégio da Polícia Militar Polivalente Gabriel Issa, tem expediente nos turnos matutino e vespertino e atende a 726 alunos matriculados na segunda fase do Ensino Fundamental e 570 matriculados no Ensino Médio, totalizando hoje, 1.296 aIunos. O Colégio foi inicialmente administrado pelo Capitão QOPM LUCIANO SOUZA MAGALHÃES, que trabalhando dia e noite, num esforço sobre-humano, auxiliado por apenas três Praças (nomear) preparou as instalações do Colégio, montou a equipe pedagógica, fez as inscrições dos alunos candidatos às vagas, matriculou os que obtiveram êxito no sorteio, reestruturou a biblioteca, secretaria, convidou novos professores, enfim, deu os primeiros passos dessa jornada empreendedora até a chegada do Comandante e Diretor do CPMG, o Tenente Coronel ELISBOA MOREIRA BELO que foi empossado pela Portaria 004432/2014.

O Comando de Ensino Policial Militar edita em 12 de novembro de 2013 as regulamentações e normativas para as inscrições, seleção e ingresso de alunos nos Colégios da Polícia Militar de Goiás no ano de 2014, visando o preenchimento de 4.732 (Quatro mil, setecentos e trinta e duas vagas em onze novos Colégios), dessas, 530 vagas foram ofertadas para a Unidade Polivalente Gabriel Issa. O período de inscrição previsto foi de 19 de novembro a 11 de dezembro de 2013, e o sorteio das vagas no dia 16 de dezembro de 2013, às 09h00min.  A previsão do Art. 11 do Edital 002/2013 CEPM fez a previsão de 50% das vagas destinadas aos dependentes legais dos Servidores Militares, como se vê, in verbis:

Art. 11. Fica reservado para os dependentes legais dos Servidores Militares do Estado de Goiás 50% (cinquenta por cento) do total das vagas existentes e os outros 50% (cinquenta por cento) fica destinado aos filhos de civis, para cada série do Ensino Fundamental e Médio, a serem preenchidas nos termos deste Edital.

O Concurso aconteceu com a máxima lisura, sob o comando do Ten CoroneI EIisboa, Comandante e Diretor do CPMG-PGI, conforme a disposição do Artigo 14 do Edital 002/2013, ipsis  litteris:

Art. 14. O Comandante e Diretor de cada CPMG deverá previamente encaminhar convite à imprensa local, Ministério Público, Conselho Tutelar, Associação de Pais e Mestres e Secretaria da Educação para acompanhar a realização do sorteio, sendo que o não comparecimento de representantes desses órgãos não impedirá a sua realização.

Iniciado o calendário escolar do ano de 2014 ainda num rítmo de adaptação do corpo discente, e é claro do corpo docente, a filosofia educacional segue seu curso normal, dentro das melhores expectativas do Comando e Direção, pelo curso dos inquéritos pedagógicos já realizados, bem como as avaliações dos tutores e fiscalização da Subsecretaria da Educação Regional de Anápolis.

Na primeira semana do mês de março de 2014, chegaram os militares que antes estavam na Reserva e uma vez reconvocados por Ato do Governador do Estado retornaram à Atividade Policial Militar. Integraram o efetivo de Policiais Militares do CPMG-PGI: sete Oficiais e seis Praças, que assumiram as funções regulamentares previstas no Regimento Interno dos Colégios da Polícia Militar; todos imbuídos na observação de seus princípios norteadores: Construir uma “Escola de Civismo e Cidadania”.

Hoje o CPMG a coloca em prática através de seu Projeto Político Pedagógico. O quadro docente é composto por professores da Secretária de Estado da Educação, salvo para as disciplinas tipicamente militares, como: Ordem Unida e Noções de Cidadania, cujas cadeiras são ocupadas por um policial do serviço ativo e um oficial já reformado.

Texto: Capitão Fernandes/Profª Gênya/ SGT BM Reycilane

Confiram nossas transformações físicas…

O que éramos….

DSC07775 DSC07759 DSC07762 DSC07767 DSC07769 DSC07771DSC08187 DSC08186 DSC08179 DSC07469 DSC07478 DSC07501 DSC07511 DSC07517 DSC08536 (2)

Como trabalhamos…

DSC07751 DSC07753 DSC07722 DSC07725 DSC07735DSC07809 DSC07757 DSC07779 DSC07786 DSC07799DSC07918 DSC07825 DSC07863DSC08139 DSC08211DSC07955 DSC08034 DSC08035DSC08139DSC08070

O que hoje somos…

P1140364

P1140370

Sala da Direção e Comando da Unidade

IMG_1436

Coordenação Pedagógica

IMG_1424

Tesouraria

IMG_1425

IMG_1426

Subcomando do CPMG-PGI

IMG_1427

Secretaria Geral

IMG_1428

IMG_1431

IMG_1433

Almoxarifado

IMG_1435

Sala dos Professores

IMG_1448

Biblioteca

IMG_1439

Refeitório

IMG_1440

IMG_1441

Cozinha

IMG_1444

P1140332

P1140350

DSC07962 DSC07925 DSC07934DSC08502